Browsing by Author "Salvador, Daniel Fábio"
Now showing items 1-12 of 12
-
Avaliação de integração tecnológica de planos de ensino de professores de Biologia em formação com o uso de modelo CTPC
Souza, André Henrique Silva et al. | Date Issued: 2022Em uma disciplina on-line que usou como referencial o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo do professor (CTPC, em inglês, TPACK), licenciandos criaram planos de ensino com integração de tecnologias. Os planos ... -
Comunidade virtual de aprendizagem para professores de Biologia – avaliação da utilização e desafios
Salvador, Daniel Fábio et al. | Date Issued: 2016O estudo apresenta uma experiência de utilização ao longo de 3 anos de uma comunidade virtual para professores de Biologia. Analisamos a visualização e distribuição das participações em relação às ferramentas disponíveis ... -
O Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo no Contexto Lusófono: uma revisão sistemática da literatura
Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro et al. | Date Issued: 2015O ensino é caracterizado pelo alto nível de variabilidade de situações enfrentadas pelo professor e por uma interconexão entre teoria e prática. Dessa forma, requer dos professores o entrelaçamento de diferentes tipos ... -
Um exame da percepção de professores de Biologia acerca de suas bases de Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo
Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro | Date Issued: 2017O ensino é caracterizado pelo alto nível de variabilidade de situações enfrentadas pelo professor e por uma interconexão entre teoria e prática. Dessa forma, requer dos professores o entrelaçamento de diferentes tipos de ... -
Integração entre tecnologias digitais e anatomia: a construção de práticas pedagógicas alicerçadas nas metodologias ativas
Freitas, Emília Cristina Benevides de | Date Issued: 2022Uma das principais dificuldades encontradas no ensino de Anatomia Humana é romper com a tendência tradicionalista de abordar os conteúdos de forma descritiva, conteudista e com um grande volume de informações que devem ser ... -
Integrando tecnologias no ensino de ciências: como formar licenciandos para o século 21?
Souza, André Henrique Silva | Date Issued: 2018É tendência mundial o aumento do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo educacional. O Brasil vem investindo substancialmente em recursos para equipar e capacitar professores para o uso da internet ... -
Learning with their peers: Using a virtual learning community to improve an in-service Biology teacher education program in Brazil
Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro et al. | Date Issued: 2014 -
O mal-estar docente nas discussões sobre ensino nutrição: falas de professoras da educação básica em fóruns virtuais
Martins, Neusa Helena da Silva Pires et al. | Date Issued: 2020As expectativas institucionais e sociais relacionadas ao trabalho docente intensificaramse. A atividade docente é hoje caracterizada pela precarização do trabalho, associada a uma concepção da escola como empresa, na ... -
Planejamento instrucional para integração do conteúdo, pedagogia e tecnologia na educação a distância : um estudo de caso no ensino de química geral para estudantes de licenciatura em ciências biológicas
Campos, Mara Lúcia Gomes de | Date Issued: 2022A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que vem crescendo exponencialmente com o avanço das tecnologias da informação e comunicação. Neste contexto, a integração da tecnologia com as práticas pedagógicas torna-se ... -
O potencial de Fóruns de discussão em Comunidades Virtuais de Aprendizagem como ferramenta de colaboração entre licenciandos e professores de Biologia
Martins, Neusa Helena da Silva Pires | Date Issued: 2016A internet esta cada vez mais presentes nos processos educacionais e o número de pessoas que buscam no ensino a distância (EaD) como forma de obter uma graduação tem crescido no Brasil. Por isso a necessidade de se compreender ... -
Tecnologias educacionais para o ensino de biociências e saúde: fundamentos e experiências
Unknown author | Date Issued: 2023O livro Tecnologias educacionais para o ensino de Biociências e Saúde – fundamentos e experiências reúne relatos de diversos autores sobre um dos temas mais importantes da atualidade: o modo como as novas tecnologias ... -
The use of internet tools for teaching and learning by in-service biology teachers: A survey in Brazil
Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro et al. | Date Issued: 2013